terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Planejamento do projeto

Profissionais envolvidos: Professora da Turma, Coordenadora da Sala Informatizada Turmas: 44 – Quarta série
Disciplinas integradas: multidisciplinar
ATIVIDADE: “Refletindo sobre o jogo Caça Tesouro”

JUSTIFICATIVA

Os jogos eletrônicos educativos fazem parte do cotidiano de muitas escolas, mas nem sempre, estes artefatos da mídia são discutidos amplamente com os alunos. É importante fazer uma análise reflexiva sobre as diferentes linguagens do programa escolhido, sobre como e porque são construídos daquele determinado modo, para que servem, para que tipo de público são produzidos, quais os recursos utilizados para atrair seus consumidores, quais são as ideologias que estão por detrás dele, que outras possibilidades de produção poderiam ser pensadas, etc. Assim, o educador estará estimulando a criança a realizar um olhar crítico sobre o mundo em que vive e, consciente de todo o processo de elaboração das linguagens e de suas convenções, terá a oportunidade de selecionar melhor suas programações e visualizar outras maneiras de produzi-las. Isto faz com que a criança passe a ter uma nova relação com os produtos de mídia, deixando de ser apenas um espectador passivo, para se tornar um espectador ativo, que reflete criticamente sobre o que viu, ouviu, sentiu sobre os mesmos.

OBJETIVO:
Promover a discussão quanto ao produto de mídia selecionado pelos alunos (Jogo Caça ao tesouro do site do Iguinho), para estimular a reflexão crítica acerca das programações habituais de sua preferência, explorando-as, e transformando-as em instrumentos de construção do saber.
METODOLOGIAS EMPREGADAS:
Aula expositivo-dialogada;
Discussão orientada nos pequenos grupos e grande grupo;
Orientação técnica e pedagógica quanto ao uso dos recursos tecnológicos; entre outras.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Exploração do jogo Caça ao Tesouro, selecionado pelos alunos, no processo de pesquisa sobre consumo cultural;
Os alunos em dupla, ao jogar deverão observar alguns elementos do jogo, como por exemplo, linguagens (textos, sons, imagens, números), dificuldades, aspectos positivos e negativos do jogo; etc.
Promoção de discussão no grande grupo, seguindo roteiro de questões, construído anteriormente pelos educadores;
Elaboração de uma produção, baseada no jogo do Iguinho, que utiliza outros contextos, mídias e recursos;
A discussão com alunos servirá para definir que tipo produção será realizada, posteriormente. Contudo, é possível apresentar algumas propostas de atividades, envolvendo a composição gráfica:

Se os educandos optarem pela elaboração de um gibi do Iguinho:

Proposta 1 – propõe-se que cada equipe construa um episódio do gibi, conforme as cenas apresentadas nas fases do jogo, modificando o final da história, manualmente, desenhando e escrevendo em papéis coloridos, Após as produções todas concluídas, montar o gibi completo. Eleger dois alunos da turma para confeccionarem a capa. Os alunos poderão socializar a produção, lendo a sua respectiva história para os colegas.
Proposta 2 - propõe-se que cada equipe construa um episódio do gibi, conforme as cenas apresentadas nas fases do jogo, modificando o final da história, utilizando para isto, os programas de desenho (color paint), e o aplicativo Comeeko. Após as produções todas concluídas, montar o gibi completo. Eleger dois alunos da turma para confeccionarem a capa. Obs: Esta atividade depende da instalação do programa color paint. No momento, não dispomos de recursos gráficos de desenho nos micros Linux que possam viabilizar a realização desta atividade, mas podemos cogitar esta possibilidade, realizando testes de download de programas, capturados gratuitamente na internet.

Se os educandos optarem por elaborarem um texto literário (fábula):

Proposta 1 – propõe-se que os alunos, individualmente, escrevam a história do Iguinho, em prosa, conforme as cenas /fases do jogo (cada parágrafo pode conter a representação de uma fase do jogo). Serão discutidos as características de uma fábula (conceito, forma de configuração dos personagens, a organização e estrutura do texto. O texto poderá ser ilustrado.
Proposta 2 – propõe-se que cada aluno, elabore o desenho à mão, numa folha de papel, sobre a fase de que mais gostou. Após, os alunos socializam os desenhos, apresentando-os para o grande grupo, e explicitando o motivo pelo qual escolheram aquela determinada cena para representar.

Para todas as propostas, após a realização e socialização das produções, será aberto espaço para o relato das experiências, discutindo-se as diferenças e semelhanças entre os elementos observados no jogo do computador, e os observados nesta atividade, comparando-se linguagens, recursos físicos, configuração das imagens, objetivos, possibilidade de acesso e de interação, etc.

RECURSOS E AMBIENTES UTILIZADOS:
Ambientes: Sala de aula Sala Informatizada,
Softwares: Internet, possibilidades do uso do aplicativo color paint e do programa Comeeko.
Materiais: papéis coloridos A4, lápis de cor, revistas, borracha, máquina digital fotográfica, etc.

CRONOLOGIA:
Exploração do jogo: 2 aulas
Discussão: 2 aulas
Produção gráfica: a definir, conforme a atividade selecionada.

OBSERVAÇÕES:
Como se trata de planejamento de atividade, há sempre a possibilidade de modificação dos processos de realização da mesma. Ao discutir com alunos e a professora da turma, outras idéias de construção da atividade poderão surgir e modificar as propostas originais desta planilha de planejamento.

ROTEIRO PARA DISCUSSÃO:

Jogo selecionado: CAÇA AO TESOURO:

Em que locais você acessou o CAÇA AO TESOURO do iguinho?

Descreva o jogo (fale sobre o assunto principal do jogo, sobre como se joga, ou seja as instruções, se o jogo tem fases, como são as fases, o que se deve fazer para ganhar o jogo, quando e como acaba o jogo)?

Descreva os personagens (o que são, o que vestem, o que fazem, o que dizem etc.)

Do que você mais gostou neste jogo, por quê?

Quais foram as dificuldades encontradas durante o jogo?

O que você aprendeu com ele?

Que linguagens o jogo utiliza:

( ) sons

( ) imagens

( ) textos

( ) números

( ) outro


Que tipo de sons? O que lembram? E o que tentam sugerir?

Que imagens aparecem (cenários, desenhos, fotos, fundos)?

Há imagens paradas/estáticas? Quais? Há imagens em movimento? Quais? Como são estas imagens e qual é a função de cada uma delas no jogo?

Como é feita a transição dos cenários ?


Quais textos são apresentados no jogo? Quais são as funções destes textos? Você teve alguma dificuldade de compreender o seu conteúdo?

Que tipo de letras aparecem (Imprensa ou Cursiva, Maiúscula, ou Minúscula)? O que você observou sobre o tamanho e a nitidez das letras?

Um aluno não alfabetizado poderia entender e explorar este jogo?

Podem ser jogadas por um aluno de baixa visão. De que forma este alunos poderiam jogar este jogo?

Para que tipo de público, o jogo é destinado?

Se você pudesse modificá-lo, que mudanças faria e por quê?

O que imaginamos, quando apenas observamos o cenário do jogo?

Que elementos poderiam explicar o que imaginamos (cores, iluminação, formas, características e ações do personagem, interação de vários elementos, etc.)?

Estas imagens/cenas poderiam fazer parte de que contexto (capa de revista, reportagem de jornal, propaganda de TV, ilustração de livro de histórias infantis, gibi, ou de um livro didático, para um outro tipo de jogo, etc.) ?

De acordo com cada contexto, para que fim poderiam ser utilizadas, e para público se adequariam melhor, por quê?

Pensando nas questões anteriores, que tipo de produção você gostaria de fazer, baseando-se no jogo do Iguinho?

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