terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Origem do projeto Consumo Cultural

A idéia do projeto Consumo Cultural surgiu da atividade da disciplina Proa 12 Análise de midias referenteCurso de Especialização Em Tecnologias Da Comunicação E Informação Na Promoção Da Aprendizagem, realizado pela coordenadora de Sala I. Uma das atividades era a aplicação de questionário sobre o consumo cultural dos alunos e aplicação de atividades envolvendo o uso das mídias, com base na análise do resultado do questionário.

QUESTIONÁRIO SOBRE CONSUMO CULTURAL DE CRIANÇAS

1. Dados de identificação
Nome do (a) aluno (a):______________________________________________
Idade: ___________
Profissão da mãe/responsável: __________________________________________________
Profissão do pai/responsável: ___________________________________________________
2. Renda Familiar:
( ) 1 salário mínimo ( ) 2 a 3 salários mínimos ( ) 4 a 5 salários mínimos ( ) mais de 5 salários mínimos

3. Quando não está na escola, o que você gosta de fazer o quê?
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
4. Costuma ver TV? Quantas vezes por semana? Quantas horas por dia?
___________________________________________________________________________________________________________
5. Quais os programas de TV preferidos?
( ) novela ( ) filme ( ) desenho animado ( ) jornal ( ) programa de auditório ( ) programa de comédia ( ) esporte
( ) outros __________________________________________________________________________________________________
Cite o nome de um programa de que você mais gosta e assiste e diga por que você prefere este tipo de programa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Quais os programas de TV de que você não gosta?
( ) novela ( ) filme ( ) desenho animado ( ) jornal ( ) programa de auditório ( ) programa de comédia ( ) esporte
( ) outros _________________________________________________________________________________________________
Cite o nome de um programa de que você não gosta e escreva por que você não gosta dele?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Quando assiste TV, você é acompanhado por alguém de sua família?
( ) sim ( ) não ( ) às vezes

9.Quem escolhe os programas de TV que você assiste?
( ) Só você;
( ) Somente seus pais e/ou responsáveis decidem sobre o que você deva assistir;
( ) Você e seus familiares discutem e decidem juntos as programações que você irá assistir.
10. Se fosse escolher um programa para assistir em aula, com os colegas, qual você escolheria e por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11. Costuma usar a Internet?
( ) sim ( ) não
12.Quantas vezes por semana? Quantas horas por dia? ____________________________________________________________
13. Em que locais você acessa a Internet ?
( ) em sua casa ( ) na casa de um amigo ( ) na escola ( ) na lanhouse ( ) na casa de um parente
( ) outros __________________________________________________________________________________________________
14. O que você busca na Internet?
( ) conhecimentos ( ) serviços de compra e venda ( ) acessar e-mail ( ) jogos ( ) acessar serviços do tipo MSN
( ) informações ( ) outros ___________________________________________________________________________
15.Quais seus sites preferidos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16. Quem escolhe os sites que você acessa?
( ) Só você;
( ) Somente seus pais e/ou responsáveis decidem sobre o que você deva acessar;
( ) Você e seus familiares discutem e decidem juntos as programações que você irá acessar.
17. Você costuma ler algum material que não seja de estudo? Quais?
( ) jornal ( ) revista ( ) gibi ( ) livro ( ) outro ___________________________________________________________
Cite exemplos de todos materiais assinalados que você lê.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18. Quem escolhe os materiais que você lê ?
( ) Só você;
( ) Somente seus pais e/ou responsáveis decidem sobre o que você deva ler;
( ) Você e seus familiares discutem e decidem juntos as músicas que você irá ler.

19. Com que freqüência você lê estes materiais? Quanto tempo você dedica à leitura, por semana e por dia?
____________________________________________________________________________________________________________
20. Como você geralmente tem acesso a estes materiais?
( ) compra ( ) ganha ( ) pega emprestado ( ) lê diretamente em bibliotecas
outros _____________________________________________________________________________________________________
21. Costuma escutar rádio?
( ) sim ( ) não
22. Que programas de rádio e que tipos de músicas você prefere?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
23.Quanto tempo você gasta por semana e por dia ouvindo rádio?
___________________________________________________________________________________________________________
23.Se você escuta música, quem as escolhe ?
( ) Só você;
( ) Somente seus pais e/ou responsáveis decidem sobre o que você deva ouvir;
( ) Você e seus familiares discutem e decidem juntos as músicas que você irá ouvir.
24. Quando falta luz em sua casa, o que você faz?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Obs:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



ANÁLISE DO RESULTADO DO QUESTIONÁRIO SOBRE CONSUMO CULTURAL DE CRIANÇAS

Identificação:

Público alvo: alunos da quarta-série do primeiro grau de uma escola pública Municipal de Florianópolis.
Número de alunos: 21

Sobre o consumo da internet, pôde-se verificar que:

A maioria dos alunos demonstrou ter preferência por sites que contemplam jogos. Aproximadamente 84,6% dos alunos internautas realizaram pelo menos um registro de sites desta natureza. O restante, cerca de 15,4% não mencionaram nenhum sítio relacionado a games. Um aluno não respondeu, outro escreveu: “Exalta Samba, MSN e e-mail.”
Entre os sítios com jogos estão: Turma da Mônica, Iguinho, Fliperama, Xuxa,Tíbia (RPG), Barbie, Charges, Iguinho, Minijuegos, Zuzubalândia, jogos/passatempos (sem especificaçao.)
Outros sites apontados pelos alunos, juntamente com os sites de jogos: Marvel (Super Heróis), Fuxico (Informações sobre famosos), Revista Caras (Informações sobre famosos), Site de esportes.
Após a aplicação do questionário, conversei novamente com os alunos, para lhe transmitir os resultados obtidos das questões levantadas, fazendo um pequeno relato sobre os dados a respeito das diferentes mídias apresentadas.
Em seguida, expliquei mais uma vez que, faríamos uma atividade na escola, para explorar um dos produtos de mídia, evidenciado no questionário, utilizando um dos vários espaços educativos, como sala de vídeo, sala informatizada, biblioteca, sala de aula. E, assim, perguntei-lhes sobre qual mídia teriam interesse de estar desenvolvendo esta atividade: televisão, Internet, Material Impresso, ou Rádio. Na votação, Internet aparece em primeiro lugar, seguido de televisão.
No questionário, como foi observado o produto da mídia internet mais consumido pelos alunos são os jogos.
As crianças registraram apenas nomes e endereços de sites, evidenciando interesse por jogos, sem especificar o nome do produto predileto.
Neste sentido, realizei o levantamento das preferências dos alunos, em relação aos sites e jogos.
No quadro negro, escrevi a lista dos sites que apareceram no questionário, e solicitei aos alunos que votassem naquele que mais tinham interesse de acessar. O site mais votado foi o do Iguinho, cujo endereço é www.iguinho.com.br.
Solicitei aos alunos, que dissessem os jogos do iguinho mais explorados, então fui anotando o nome dos jogos. Alguns não conseguiam dizer o nome do jogo, mas ao descrevê-los, forneciam pistas para a identificação do mesmo. Nem sempre, o nome era exatamente igual, mas era possível compreender de que jogo se tratava. Eu já conhecia os jogos citados pelos alunos, pois já trabalhei com várias turmas com o site do Iguinho. Desta forma, os auxiliei no processo de identificação dos jogos.
Os nomes ou palavras que o identificavam foram listados no quadro. O mais votado foi Caça ao tesouro.
O caça tesouros costuma ser um dos jogos de mais explorados pelas crianças. O fato de ter sido eleito pela turma 43 não foi surpresa para mim.
Explicitei aos alunos que iria explorar o Caça Tesouro, e iria posteriormente, planejar atividades, baseadas neste produto.
A partir daí, o projeto foi sendo consolidado e novas atividades foram acrescentadas ao trabalho, tendo em vista o planejamento com a professora Sandra e seus alunos.

Nenhum comentário: